assaNT

De mãos abertas, acolhendo seu coração

Ir. Pacifique e Frei Eliseu

Fundadores  da AÇÃO SOCIAL

SOBRE A ASSOCIAÇÃO

Telefones: 33-37311337

                  33-37311042

                  33-37312086

E-mail: assant@assant.org.br

Facebook:  www.facebook.com/AcaoSocialSantoAntonio

A  “Ação Social Santo Antônio”, situada na cidade de Araçuaí, MG, teve como precursor, em 1915, o trabalho desenvolvido pelo vigário Frei José de Haas OFM, que procurava evitar a mendicância nas ruas de Araçuaí. A entidade na época por ele criada, chamava-se “Pão de Santo Antônio”. 

A partir de 1971, com a atualização introduzida nos antigos estatutos e a criação da entidade sucessora, a “Ação Social Santo Antônio”, o atendimento às pessoas, sobretudo aos idosos, que até então se fazia em seus próprios domicílios, passou a ter uma nova clientela: a criança e o adolescente, de ambos os sexos, abandonados pela família. A complexidade desta nova demanda foi exigindo cuidados e, conseqüentemente, dependência de pessoas responsáveis.  Para isso, foi necessário um espaço físico para acolher idosos e crianças vitimadas pelo abandono da família e submetidas aos preconceitos da sociedade.

Os estatutos da Ação Social Santo Antônio (1971) esclarecem que a sua finalidade principal é dar assistência à velhice desamparada e acolher crianças abandonadas, proporcionando-­lhes condições para um crescimento moral, físico, religioso, educacional e cultural,  não praticando, em suas atividades, discriminação de caráter religioso, político, cultural ou de raça.

A instituição é uma entidade de fins filantrópicos, reconhecida pelo Conselho Nacional de Assistência Social.

Durante alguns anos, as atividades eram desenvolvidas em dependências cedidas pela Diocese, onde um pequeno grupo de pessoas, lideradas pela franciscana irmã Pacifique, e assistidas por frei Eliseu, irmã Fidélia, irmã Imaculada e Maria Emília Fulgêncio da Cunha, deu o melhor de si até e também depois que finalmente pode ser inaugurada, em janeiro de 1977, a sua sede própria. Essa construção foi iniciada em setembro de 1974, contando com a colaboração irrestrita do povo de Araçuaí e a generosidade de muitos benfeitores, inclusive do exterior.

No decorrer do tempo, ficou claro que é “caminhando que se faz o caminho” e é com a experiência acumulada de longos anos, que se chega a descobrir a melhor estratégia para alcançar os objetivos da entidade. De pouco a pouco, foram-se introduzindo novas estruturas com atendimento mais adequado. 

A partir do dia 1º de novembro 2017 a Instituição deixou de prestar serviços de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes. Isso se deve ao fato que os municípios entenderam que não era mais viável o encaminhamento de crianças e adolescentes para acolhimento na Ação Social.

A Ação Social, , lamentou profundamente esse desfecho, mas, como todos sabem, cuidamos para que a vida de muitos idosos seja o mais agradável possível, buscando as melhores formas de amenizar seus sofrimentos e de lhes trazer alegria e dignidade!

Seguimos nosso caminho, nos colocando ao lado da comunidade para continuar este valoroso trabalho, contando com o apoio de todos os benfeitores e da sociedade em geral; rogando para que continuem a contribuir e participar, praticando a caridade de nos ajudar a cuidar daqueles que mais precisam!

No momento, em 2018, a instituição abriga 37 internos, entre idosos e adultos.  A comunidade “Ação Social Santo Antônio” conta ainda com 24 funcionários e duas Irmãs Franciscanas Penitentes Recoletinas, totalizando 65 pessoas vivendo na sede da Instituição.

A sede está localizada no limite da área urbana de Araçuaí, sendo que, aos fundos, corre o rio que dá nome à cidade.

.

Para falar conosco:

Ação social

santo  antônio

 Frei Francisco

Prick, ofm

 "Colaborador incansável durante longos anos".