A nossa entidade conta com o apoio incansável das Irmãs Franciscanas Penitente Recoletinas – elas

têm uma comunidade dentro da Ação Social e estão todo tempo dedicando-se ao cuidado para com os

acolhidos..

A Congregação das Irmãs Franciscanas Penitentes Recoletinas, de origem belga, nasceu na cidade de Limburg em 1623, fundada por Madre Joana de Jesus, fiel seguidora de Cristo e São Francisco.

Foram características de sua vida: Fidelidade à Regra, amor à solidão, profunda devoção à Santíssima Eucaristia, à Paixão de Jesus e à Virgem Maria.

Além da espiritualidade franciscana e as devoções, Madre Joana fundamentou a nova Congregação em quatro virtudes que ela designou como colunas:

Pureza de Coração

Pobreza de Espírito

Caridade Mútua

Mortificação de Carne

A nova Congregação progrediu rapidamente, quer pela fundação de novos conventos, quer pela adesão de outras Congregações Religiosas.

A 26 de agosto de 1648, faleceu Madre Joana em odor de santidade, deixando 16 conventos que ela fundara ou reformara.

Antes da Revolução Francesa, 35 conventos pertenciam a essa congregação. Durante a Revolução, as Irmãs sofreram perseguições e tiveram que fugir de seus conventos. A maior parte deles desapareceu.

Depois que o patrimônio delas foi confiscado, elas foram expulsas bruscamente do Convento Weert (Holanda) no dia 20 de março de 1797 e, mediante uma delas, Irmã Boaventura, arranjaram um abrigo temporário em Oirschot, Província de Brabant, na Holanda, onde a congregação até hoje tem sua casa geral, a Casa Mãe (Klooster Nazareth).

                        Ir. Terezinha e Ir. Ana Roque.

ASSANT

Ação social

Santo  antônio

De mãos abertas, acolhendo seu coração